Nota de Repúdio

Comunicado: A Febrapils tem observado que, frequentemente, tem circulado em programas de TV, vídeos de internet, e em outras mídias digitais, manifestações que colocam a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a atuação do intérprete de Libras-Português em posição vexatória. Muitas vezes usando-se da posição do intérprete para realizar caricaturas, sátiras e deboches.

Manifestamos preocupação com tais atos que ferem os sujeitos surdos, suas famílias, e os profissionais da área. É necessário ressaltar a importância da atividade do intérprete de Libras-Português que ao realizar sua função promove acesso à informação e à comunicação. A atividade de interpretação é de suma importância para uma sociedade que respeita o direito linguístico e promove a inclusão social.

Não compactuamos com ações que gerem atos de discriminação contra comunidade surda: ações desse tipo promovem a exclusão de pessoas, e o reforçam o grave preconceito linguístico já existente. Reforçamos o compromisso da Febrapils em defender a comunidade surda, e seu o direito à língua – um dos Direitos Fundamentais dos seres humanos.