Nota de Esclarecimento: Revista IstoÉ – matéria “As Libras do Ódio”
A Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais – Febrapils é uma entidade profissional autônoma, sem fins lucrativos ou econômicos, que atua sob três grandes eixos: a formação inicial e continuada dos TILS; a profissionalização para refletir sobre a atuação dos TILS à luz do código de conduta e ética; e o engajamento político dos TILS para construir uma consciência coletiva.
Neste contexto, e diante do exposto na matéria intitulada “As libras do ódio” (sic), publicada na revista “Isto É” no dia 21 de maio de 2021. E em observância do “Código de Conduta e Ética” que rege a atuação profissional de Tradutores e Intérpretes de Libras (TILS) e Guia-intérpretes (GI), do qual destacamos os seguintes trechos:
Art. 4º – O TILS e o GI devem prover os serviços sem distinção de raça, cor, etnia, gênero, religião, idade, deficiência, orientação sexual ou qualquer outra condição.
Art. 9º – O TILS e o GI devem buscar a equivalência de sentido no ato de tradução e/ou interpretação e/ou guia-interpretação.
Art. 10 – É de responsabilidade do TILS e do GI:
IV. Utilizar todos os conhecimentos linguísticos, técnicos, científicos, ou outros a seu alcance, para o melhor desempenho de sua função;
V. Solidarizar-se com as iniciativas em favor dos interesses de sua categoria, ainda que não lhe tragam benefício direto.
A Febrapils considera oportuno o esclarecimento à sociedade brasileira, de forma pontual e objetiva, dos tópicos que tangenciam a Língua Brasileira de Sinais – Libras, e a atuação profissional intérprete desta língua. Desta forma, esclarecemos que:
- A Libras é uma língua reconhecida legalmente como meio de comunicação e expressão da comunidade surda brasileira pela Lei 10.436/2002, e que se constitui como um sistema linguístico de natureza visual-motora, com estrutura gramatical própria.
- Sendo uma língua de modalidade visual-motora, a Libras traz como parte fundamental de sua gramática, a exploração da visualidade, que se materializa através de expressões faciais e corporais dos seus usuários – tais expressões não possuem somente caráter afetivo, mas também, podem funcionar como marcadores gramaticais.
- O que o texto se refere como “encenação”, na verdade, são estruturas nativas das línguas de sinais conhecidas como “classificadores” ou “descritores imagéticos”, que podem incorporar ações e/ou produzir descrições através de configurações de mão, movimento e expressões faciais/corporais específicos.
- De modo geral, o trabalho de intérpretes consiste justamente em reproduzir, em uma outra língua, a fala/discurso de alguém. Isto inclui a reprodução do vocabulário, termos, jargões, ritmo, entonação, e nível de formalidade presentes na fala/discurso produzido pelo orador.
- Os profissionais citados pela matéria, no cumprimento de suas funções, nada mais fazem que reproduzir, em Língua Brasileira de Sinais corrente, a fala do orador a ser interpretado, de modo que, mesmo que haja/houvesse o uso de “baixo calão”, “impropérios”, ou “obscenidades”, não se configura como responsabilidade dos intérpretes o conteúdo reproduzido em Libras, sendo do orador a total responsabilidade pelo conteúdo de sua própria fala.
Em tempo, a Febrapils, em gozo de sua total autonomia e apartidariedade, reitera seu compromisso com a ética, respeito, e a valorização da categoria de Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais no Brasil.
E “.” Final. Colocações super objetivas e claras 👏🏻
Parabéns pelo posicionamento! 😉
Obrigada pelo esclarecimento. 💪👏🏻👏🏻
Obrigado por deixarem as coisas bem claras e diretas aqui, pessoal!! Deus abençoe vocês!! Forte abraço!! 🙂
Excelente posicionamento
Posicionamento esclarecedor, porém penso que a publicação de uma matéria deste tipo com a exposição dos profissionais com falas tão mesquinhas que considero facke News, merece mais que uma nota de esclarecimento!
Processo seria pouco para tamanha provocação a comunidade surda e a categoria da profissão da qual faço parte.
Mas ainda assim parabenizo a FEBRAPILS por se posicionar e deixo a indagação: pode se fazer mais?
A Libras é não só uma língua que transmite o ódio , sentimento mencionado pela matéria da revista como tantos outros sentimentos por ela expressado. Já que é uma língua de comunicação e expressão viso-espacial. Só mesmo quem não entende do assunto para escrever uma matéria tão absurda quanto aquela. E é uma pena que os Surdos estejam se deixando influenciar pela politicagem e perdendo o foco no que diz respeito a língua e ao que está sendo dita por ela a eles como nunca houve na história do país. Lamentável.
Parabéns pela nota de esclarecimento. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Agradecendo pelo posicionamento e pela objetividade da nota. Abraços
Calar ? Jamais!
Muito obrigado.
Parabéns!
Abs
Excelente esclarecimento.
O título já demonstra desconhecimento do articulista sobre a língua. O conteúdo atribui aos profissionais intérpretes responsabilidade sobre o discurso do orador. Febrapils vem em tempo esclarecer o público. Ótimo!
Não é facil interpretar políticos, ainda mais se tratando dos políticos brasileiros q não tem nem decência, postura nem inteligência, me solidarizo com os colegas q tem a árdua missão de interpretar o atual presidente chucro e tosco, eu tb já interpretei outros anteriores.
Muito bom!! Obrigada Febrapils!!
Parabéns!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻🤟🏻🤟🏻🤟🏻🤟🏻
A reportagem não foi sobre os intérpretes e sim o governo Febrapils. Isso nos já sabemos.
Infelizmente boa parte da comunidade surda caiu na jogada política de Bolsonaro e a Michele com essa acessibilidade pra ganhar votos em assim ajudar ele a ser eleito, assim como prometeu coisas para a comunidade surda em que nada deu, os tils que ele utiliza não tem culpa de nada, são profissionais e tem que interpretar as falácias deferidas de baixo calão dele, e essa resista foi infeliz ao editar uma matéria feita por leigos da inclusão!
Exelente posicionamento da FEBRAPILS
👌👏👏👏a comunidade surda, surdacega e os profissionais merecemos respeito.
Nota pontual e clara. Obrigado!
Obrida à FEBRAPILS pelo esclarecimento. É triste ver que uma publicação como a Isto É não se prestar a pesquisar o assunto antes de publicar um artigo de foco negativo. Demonstra ignorância e falta de comprometimento com seus leitores. Triste.
Esse é o tipo de matéria que deixa o sistema democrático e a liberdade de opinião em xeque. Estamos em um tempo sombrio em que até a execução ética da profissão é colocada em suspeição para atender a uma demanda político-partidária. Entretanto, temos uma categoria que tem conquistado espaços e lutado por mais representatividade. Parabéns à FEBRAPILS pela nota que fala sobre quem são os TILS e como é a prática profissional. #somosresistencia
Ainda falta muito para que as pessoas compreendam a posição do profissional TILS. Obrigada pelos esclarecimentos!
Obrigada pelo posicionamento.
Mostra que não estamos só. Essa reportagem é tendenciosa, e minimiza nossa atuação ou pior traz um olhar errôneo sobre o que fazemos e como fazemos.
Essa nota perfeita que fizeram poderia entrar na revista como direito de resposta. Para difundir também o nosso lado que não concordante com a revista. Parabéns para todos que criaram esse texto importantíssimo.
São termos assim que não podemos mais deixar as pessoas falarem. ” A linguagem de sinais dos surdos”. Ou ” intérprete seu aluno vez atividade?” Ou ” intérprete vc fica aqui” a gente não tem nome. Ou “eu acho lindo os gesto que vc faz” ou ” os surdos mudos”. Esses termos ainda são usados pelas escolas e lugares que não poderiam acontecer isso.
PARABÉNS e meus agradecimentos a Febrapils por infinitamente nos representar tão bem!!👏🏻👏🏽 Todos Profissionais da área de Libras e principalmente a Comunidade Surdas merecem todo o respeito! 🤟🏼 Porto Alegre-RS.
Otimo esclarecimento. Mas como a revista Istoé postou no intuito de mostrar que o querido presidente estava manipulando também a comunidade surda, só por conta de “haver” intérpretes. Infelizmente a comunidade surda endeusa isso. Manipulação total, e com apenas uma corrente de informações para os surdos, como que não vão acreditar veemente?
Sim. Concordo com vocês. Mas todos sabemos que a revista IstoÉ não público no intuito de passar informação distorcida para os leitores. Eles sabem disso, sabem de tudo isso.
A intenção foi política, de mostrar que apenas uma parte estava sendo passada para os surdos? E a parte completamente 99% de negativa contra o presidente? Não tem. Por isso Valdo, surdo. Sim está corretissimo.
Acho que ficou claro , limpo e transparente . Deveriam colocar a pessoa que escreveu uma semana estudando libras e ver a dificuldade que temos como ouvintes e a carência de pessoas surdas em postos de saúde por exemplo de TILS pra atendimento. Total falta de respeito com o profissional que tem amor no que faz.
Parabéns pelo posicionamento!!
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Parabéns pela nota de esclarecimento!!!
Excelente posicionamento! Não podemos deixar que matérias intencionais na parte política venham tratar com descaso o nosso trabalho.
Parabéns Federação, por toda defesa e esclarecimento a sociedade precisa
Bem esclarecido. Meus parabéns!
Muito bom, pelo posicionamento.. Continuar sempre.. Parabéns!!
Parabéns pelo esclarecimento.
A sanha de atingir o presidente por conta de picuinha política-ideológica, irresponsavelmente atinge os profissionais de LIBRAS.
Uma das principais coisas que aprendi ao estudar Libras é que as expressões corporais e faciais são tão importantes quanto os gestos, para melhor entendimento do receptor. Se os intérpretes foram criticados por isso, parabéns, significa trabalho bem feito.
Não entendi. É crime agora dizer a verdade?
A revista não desvalorizou os intérpretes, nem a Libras, mostrou um lado que todos não querem mostrar.
Acho que você está enganado, ter intérprete de Libras não é falácia de inclusão, é respeito ao surdo que também é eleitor e merece conhecer seu presidente e os candidatos para que eles mesmo tomem suas decisões. Você deveria cobrar dos outros candidatos e chefes do executivo que não respeita a comunidade surda fazendo aparecimentos públicos, oficiais ou não, sem a devida acessibilidade. Aqui não estou defendendo ninguém, apenas o direito dos surdos terem acesso a informação.
Sou deficiente auditivo e estou aprendendo libras, pois a tendência é eu perder o pouco que escuto porém tenho muita dificuldade para entender as coisas à minha volta. Apoio totalmente esta campanha e vou mais além, se precisar de minha pessoa, disponha.
Colocação pertinente e perfeita!
Parabéns Febrapils!
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.