Agradecimentos e Nova Diretoria 2019-2023

Sonia M Oliveira agradece as felicitações recebidas, o trabalho da Diretoria da Febrapils na Gestão de 2015 – 2019, e apresenta os novos presidente e vice eleitos para a Gestão 2019 -2023: Fernando Parente Jr. e Marianne Rossi Stumpf. Assista o vídeo:

Transcrição do texto:

Olá! Hoje vim aqui para falar sobre três pontos:

Primeiro, agradecer vocês pelas postagens de apoio à Febrapils em nossas redes sociais: Instagram, Facebook… Recebi felicitações pelo meu trabalho na Febrapils e também pelo meu aniversário. Muito obrigada a todos… de coração! Eu também agradeço à Diretoria da Febrapils pelo trabalho que realizamos juntos.

Em segundo lugar, gostaria de conversar com todos os tradutores e intérpretes (TILS) que nos assistem. Na gestão de 2015 a 2019, estive em várias cidades do Brasil e pude constatar a necessidade de trabalharmos em 3 aspectos: a formação, a profissionalização e a atuação política. Eu, como TILS, preciso ter formação em nível superior em Tradução, e estudar bastante. Se já sou formado em outra área, preciso conhecer melhor os Estudos da Tradução. Isso é muito importante para minha atuação profissional. E também, eu como profissional da área, preciso ter atuação política, principalmente nas Associações de TILS.

É na Associação que nos valorizamos, como categoria profissional, como um coletivo! Nossa formação e nossa atuação política são o que nos constituem como profissionais. E como profissionais precisamos ter consciência do que nos trouxe até aqui, do porquê escolhemos nos tornar tradutores e intérpretes da Libras, do porquê decidimos trabalhar junto à uma minoria linguística, de surdos e surdocegos. Precisamos sempre refletir sobre nossa perspectiva em relação à Comunidade surda e surdocega.

O trabalho não acaba no momento que a interpretação se encerra. Precisamos reconhecer nossa história. Precisamos pensar bem.

Em terceiro lugar, apresento a nova diretoria: o Presidente, Fernando Parente, e a Vice, Marianne Stumpf. O Fernando é professor universitário… mas o Fernando também é intérprete. O Fernando é filiado à Associação. O Fernando participa da categoria profissional e da Comunidade Surda, traz diálogos, e promove o encontro da teoria com a prática. Sua experiência com as Associações é valiosa. Seu conhecimento… Ele é intérprete!

A Marianne também é professora universitária, mas a Marianne é filiada à Associação. A Marianne é tradutora e intérprete! Quantos de nós já vimos os vídeos do Prolibras? Quem fez a tradução do exame? A Marianne. Quando tivemos o Enem em Libras, quem estava na equipe de tradução? A Marianne.  Então, a Febrapils conta com bons representantes: Fernando e a Marianne.

Gostaria de parabeniza-los e deseja-los muito sucesso, e que possam representar as Associações e o coletivo dos tradutores e intérpretes.

Um abraço! Até mais!

Sônia Marta de Oliveira