#TBTFebrapils 11 Anos de Fundação

 

No dia 22 de agosto de 2008, em Brasília – DF, foi fundada com louvor a FEBRAPILS – Federação Brasileira dos Profissionais Tradutores, Intérpretes e Guias-intérpretes de Língua de Sinais. 

Abaixo, a transcrição de uma mensagem do então Presidente recém-eleito, Ricardo Ernani Sander: 

“Caros Colegas TILS e GI. Prezados amigos desta Lista.

Tenho a honra de informar o nascimento da FEBRAPILS – Federação Brasileira dos Profissionais Tradutores, Intérpretes e Guias-intérpretes de Língua de Sinais, ocorrido no dia 22 de agosto de 2008, em Brasília, na Câmara dos Deputados, no centro do fervo político.

O Estatuto da FEBRAPILS foi homologado, votado e assinado por sete Associações de TILS e GI presentes (com seus respectivos CNPJ legais), bem como a primeira diretoria eleita e empossada. Estamos orgulhosos com este acontecimento e queremos compartilhar com todos os colegas da Lista, a nossa alegria.
Nestes três dias de trabalhos (20 – 22/08), vivenciamos o empenho, o suor, as complicações, as emoções, as opiniões, as diferenças e as igualdades, etc. em conjunto com os presentes. A colaboração e o bom senso prevaleceram. Muito bom. 
Nosso primeiro agradecimento especial vai para a Comissão pró-Federação de todas as Associações, que desde nosso encontro no Rio de Janeiro, em Setembro de 2007, vem se reunindo e discutindo as questões da Federação; em especial aos colegas da APILDF e APILMS (e suas equipes incansáveis), que trabalharam arduamente no leva e traz dos delegados que chegavam à Capital; que durante as sessões ajudaram na organização dos espaços, lá na Câmara dos Deputados, cuidando para que tivéssemos tudo à mão… Xerox, café, água, sucos, bolachas.
Nosso segundo agradecimento especial vai para todos os participantes (delegados ou não), que se empenharam com seu tempo e dinheiro, para que pudessem estar aqui e colaborar com a construção da nossa Federação. Lembramos a presença do vice-presidente da WASLI (Associação Mundial dos Intérpretes), Sr.Juan Druetta; o representante da WASLI para a América Latina Sr.José Luis Padilla Brieva; o vice-presidente da FENEIS Sr. Paulo Bulhões; o diretor-geral da ABRASC – Sr.Carlos Jorge W.Rodrigues; aos delegados das Associações e seus membros, aos simpatizantes e amigos que estiveram conosco; também lembramos os colegas José Ednilson Junior e Alessandro Assis por todo o empenho e trabalho.
Obrigado também aos colegas de perto e do longe que enviaram mensagens de felicitações via telefonemas, e-mails ou pessoalmente. Sentimos a presença de vocês lá também. Muito, muito obrigado a todos.
Os tradutores, intérpretes e guias-intérpretes do Brasil estão caminhando para uma profissão regulamentada, digna, respeitada e acima de tudo, profissional. Lembramos que nossa caminhada é em prol de todos os surdos e ouvintes que necessitarem de nossos serviços.
Um abraço cordial a todos e felicidades à FEBRAPILS.”

Ricardo Sander

Obs.: Seguem abaixo os nomes da primeira diretoria eleita (em 2008) e seus respectivos cargos:

Ricardo Ernani Sander – presidente
Jose Ednilson Gomes de Souza Junior – vice-presidente
Ângela Russo – diretora regional
Gildete da Silva Amorim – diretora regional 
Ernando Pinheiro Chaves – diretor regional
Alessandro de Assis Rocha – 1º tesoureiro
Tiago Batista dos Santos – 2º tesoureiro
Janete de Melo Nantes – 1º secretaria
Kelly Simões Xavier – 2ª secretária
Julio Cesar Alves dos Reis – conselheiro fiscal
Flavia Medeiros Álvaro Machado – conselheira fiscal
Elisabeth Aparecida Andrade Silva Figueira – conselheira fiscal
Eduardo Ruas – suplente 
Josué Rego da Silva – suplente
Diego Lial Melo – suplente

Fontes e agradecimentos: Blog da ASTILP, Ricardo Sander e Angela Russo.