Nota de Esclarecimento

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Nº 001/2020

Brasil, 02 de abril de 2020.

A Federação Brasileira das Associações dos Profissionais Tradutores e Intérpretes e Guia-Intérpretes de Língua de Sinais – Febrapils – é uma entidade profissional autônoma, sem fins lucrativos ou econômicos, fundada em 22 de setembro de 2008. Temos a função de orientar, apoiar e consolidar as Associações com as instituições sociais que compõem os profissionais Tradutores, Intérpretes e Guia-intérpretes de Língua de Sinais (APILS), buscando realizar um trabalho de parceria em defesa das pessoas surdas no Brasil.

A Febrapils esclarece a todos e todas que, segundo o Código de Conduta e Ética desta federação, em seu Capítulo II, que trata Dos Princípios Fundamentais, aos quais destacamos que:

Art. 3º – O TILS e o GI devem exercer sua atividade de forma digna e consciente, com o propósito de valorizar a sua categoria profissional.

Art. 4º – O TILS e o GI devem prover os serviços sem distinção de raça, cor, etnia, gênero, religião, idade, deficiência, orientação sexual ou qualquer outra condição.

Art. 9º – O TILS e o GI devem buscar a equivalência de sentido no ato de tradução e/ou interpretação e/ou guia-interpretação.

Desta forma, a Febrapils entende que, do mesmo modo que tradutores, intérpretes e guias-intérpretes devem exercer seus ofícios sem qualquer distinção quanto aos usuários de seus serviços, estes profissionais devem ser respeitados independentemente de ‘raça, cor, etnia, gênero, religião, idade, deficiência, orientação sexual ou qualquer outra condição’, sendo inaceitável o demérito de sua competência profissional por quaisquer motivos de cunho pessoal.

Reiteramos que, na atual conjuntura de pandemia,  a atuação de tradutores, intérpretes, e guias-intérpretes no contexto comunitário se torna mais urgente e imprescindível para minorias linguísticas. No Brasil, temos acompanhado diversas ações individuais e coletivas de tradutores e intérpretes de Libras/Português com o intuito de tornar acessível as informações que têm circulado rapidamente em relação ao Covid-19. Prezar por estas ações e pelos profissionais que têm atuado nessa frente é dever de todos!

A Febrapils parabeniza a todos e todas que, conscientes de seu papel social, têm trabalhado de forma a levar informações emergenciais que de impacto direto na Saúde Pública nacional, especialmente, das Comunidades Surdas.

Acreditamos que o diálogo sempre será o melhor meio de resolvermos os problemas que precisam ser enfrentados na atual conjuntura, e estaremos sempre abertos a todos aqueles que desejam fortalecer a nossa luta.

Atenciosa e cordialmente,